quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ANILHAS/ ANILHAR

Como se aproxima a época de encomendar as anilhas para a próxima temporada, acho que este artigo tem interesse para os novos criadores e não só.
Imensas vezes ouço Colegas a constatar um problema que é o de os progenitores ao tentar retirar as anilhas às crias, deitam as mesmas abaixo do ninho, causando a morte na grande maioria das vezes, por não estarmos presentes para as repor no ninho.
Este procedimento é por as fêmeas terem o "prazer e dever" de ter o ninho limpo, nomeadamente nos primeiros dias, até as fezes ficarem nas bordas do ninho ou caírem dos mesmos, para que as crias não se sujem nem tenham contacto com as mesmas de maneira a não desenvolverem doenças. As fezes tem uma película que as cobre de maneira que as fêmea possam retirar as mesmas nos primeiros dias de vida.
Raramente me acontece, mas existem alguns "truques" para colmatar este problema;
Colocar adesivo de cor da pele nas anilhas, para disfarçar as cores das mesmas.
Colocar grit no fundo do ninho, para confundir as fêmeas.
E para mim, o mais eficaz que é anilhar com anilhas de 3.00 mm. Estas anilhas como tem um diâmetro superior permite anilhar mais tarde e sempre no limite, o que devido ao tamanho das crias e ao peso das mesmas já em princípio não acontece.
Quanto às Exposições, nós os Juízes temos em conta que as mesmas não possam ser retiradas, sendo esta a norma da COM/OMJ.
Ps.
Existem variedades que as anilhas de 3.00mm podem ser demasiado largas, nomeadamente entre outras as fêmeas Ágatas que por vezes são de tamanho menor e como tal devemos anilhar com as de 2.90 mm.
Este artigo tem como destinatários os Colegas criadores de canários de cor, mas pode ser extensível a outras variedades de aves tendo o cuidado de as anilhas não saírem no estado adulto.
Este ano as anilhas têm uma qualidade superior, nomeadamente a nível dos rebordos, que ao anilhar no "limite" não fere as patas como em anos anteriores, e esperamos que as mesmas continuem com a mesma qualidade.

3 comentários:

  1. boa amigo cunha obrigado pela esplicaçao

    um forte abraço

    http://avesdocostaacores.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde amigo cunha sob o assunto no meu caso isso nunca me aconteceu, pois eu anilho só quando as aves comessem a sujar o ninho com as fezes que ocorre por volta do 6 dia de vida ai ao anoitecer anilho as aves na parte da manhã seguinte as fêmeas já não dão conta de nada e assim tenho-me dado bem.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,

    não conhecia este seu espaço.
    penso que já estive uma vez consigo em casa do Vitor Jesus.

    Parabéns pela qualidade e veracidade dos factos.

    um abraço
    José Martins
    canarildemafra.blogspot.com

    ResponderEliminar