Artigos

Análise de pontuações

Em Janeiro de 2005, durante o Campeonato Mundial que decorreu na Alemanha em Bad Salzuflen a COM ( Confederação Ornitológica Mundial) aprovou as alterações propostas nas "Les Nouvelles" de Setembro de 2004, que entre outras altera as pontuações para as aves premiadas em 1º, 2º e 3º classificadas em individual e em equipas.

Em INDIVIDUAL as pontuações MÁXIMAS são 94 pontos para o 1º, 93 para o 2º e 92 para o 3º, sendo 90 pontos a pontuação mínima para estes.

Em EQUIPA a pontuação mínima é de 360 pontos, tendo em conta as máximas acima descritas.

Em todas as aves premiadas tem que ter 1 ponto de diferença.

Habitualmente quando há alterações existem sempre duvidas e pretendo com este artigo ajudar ao seu melhor entendimento.

A minha opinião pessoal è que esta alteração è positiva , mas desde já advirto para possiveis dificuldades na sua interpetação e como assim, dou um exemplo que poderá acontecer a todos nós Expositores.

Muitos de nós já participaram com uma ave em mais que uma exposição e verificamos em certos casos uma diferença entre pontuações, que às vezes por motivos óbvios (plumagem, adaptação à gaiola, luz ambiente entre outros itens) temos que aceitar, embora nos custe, mas existe por vezes uma situação que esta alteração vem colmatar.

Uma ave que participe num concurso e que nesse mesmo se classifique em 1º com 92 pontos , pois foi o melhor exemplar e participe depois em outro concurso e tenha 89 pontos, partindo de principio que estava nas mesmas condições, o que terá ocorrido?

Passa-se que no segundo concurso, o exemplar deparou-se com melhores concorrentes e por conseguinte não ficou classificado nos três primeiros classificados e caso o Juiz dê 92 ao 1º, 91 ao 2º e 90 ao 3º, o exemplar em causa terá possivelmente 89 pontos, que até poderá ser a pontuação real, mas devido a que no primeiro concurso existiriam exemplares vários de 89 pontos, os três melhores exemplares incluindo este foi-lhe adicionado 3 pontos para atingir o 1º lugar pois era o melhor, procedimento usual em exposições Internacionais.

Aqui vejo a vantagem desta alteração, pois ao contrário do que era habitual podem ser atribuidos os pontos reais a todas as aves sem haver a preocupação com a pontuação das aves premiadas serem elevadas , pois nas ultimas (melhores) aves acrescentamos pontos para atingir a pontuação e caso os exemplares assim o justifiquem. Anteriormente dava-se por vezes 90, 89, 88 pontos às aves premiadas e dava-se 87 a aves que valeriam mais um ou mais pontos, mas como o 1º não valia 91 , havia uma lógica de dar 87 prejudicando a ave. Era assim que estava determinado e que felizmente esta alteração veio corrigir.

Outra vantagem nesta alteração è que se houver só uma ave com pontuação de 90 pontos ou mais atribui-se o 1º lugar.

È natural um aumento mesmo que ligeiro das pontuações nas melhores aves, não sofrendo alteração as aves piores.

Este artigo foi elaborado por mim em 2007 e veio publicado no catálago do Campeonato Nacional de Famalicão e acho-o actual pois todos os anos existem "pedidos de explicações" e se os Colegas o lerem logo compreederão as possiveis diferenças de pontuações entre exposições.