quarta-feira, 27 de novembro de 2019

PROBLEMAS DE 2019 e preparar 2020

Este ano na muda tive um contratempo, o meu ajudante teve uma "branca"nos meus últimos dias de férias, não deu de beber e comer aos canários. Em plena muda e com muito calor resultou na morte sensivelmente de 60% do meu plantel de reprodutores e muitos dos canários novos.

Com esta perda, fiquei preocupado com os sobreviventes, pois ficaram muito debilitados. Alguns morreram ainda no dia seguinte.

Nas semanas seguintes, houve umas baixas isoladas, essencialmente dos jovens.Fiquei preocupado, que se passará??

Numa das minhas idas a Italia, venho e tenho 5 baixas, que sse passará??
Falo com colegas e fiquei a saber que existem focos de VARIOLA, mas não entrou nenhuma ave nos últimos 6 meses, hipótese posta de lado pois não apresentavam sintomas desta doença.

Fiz o que devia ser feito, enviar aves para análize.

Assim fiz, enviei um cadáver e uma ave viva que teria poucas horas de vida, para o laboratório.

Nos meus canários tinha uma ave com os sintomas, intestinos vermelhos, diarreia e embrulhada. Resolvi dar um medicamento que me tinham aconselhado em Italia, pois administram quando uma ave apresenta um "embolado" suspeito, por exemplo numa exposição. è da CHEMIFARMA, e é um composto de SULFADIMETOSSINA, SULFACHINOSSALINA e DIAVERIDINA, é um composto para a coccidiose. Dei a esta ave e logo começou a melhorar, deu para o "safar".

Passados uns dias veio o resultado, ATOXAPLASMOSE.
Fiquei a saber, DOENÇA da MODA, como diz o meu Amigo, Dr Luis Sousa, todos o dias aparecem casos.

Tratamento
Esb3. 1 gr por litro de agua.
1 ciclo de 5 dias, mais 3 de agua com vitaminas. REPETIR 4 ciclos,. 32 dias e repetir nos períodos de maior stress.

Estive na semana passada em Reggio Emillia e aproveitei para ir ao stand da GREENVET e expor a situação ao Veterinário responsável. Aconselhou-me a substituir o NUOVO APACOX, NUOVO TRICOFOOD pelo APA 3, indicado para as tricomonas, coccidiose e toxoplasmose. Também me informou que estão a aparecer imensos casos,e que este irá resolver a situação como sempre aconteceu. Só não resolveu a situação pois as aves devido á situação extrema entraram em stress e perderam as defesas do sistema imunológico.

Também sugeriu dar EUBIOTIC para facilitar a construção da flora intestinal.

Ao fim do 2º ciclo de 4, noto uma melhoria acentuada na saúde das aves, podendo dizer que estão bem, mas tenho que fazer o tratamento todo sob o risco duma recaida.
Ontem chegaram alguns dos futuros reprodutores e como tal vão fazer o mesmo tratamento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário