sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Desinfestação das Instalações

Antes de acasalar, tenho um "tratamento" de desinfestação das Instalações que consiste em retirar das gaiolas as Aves, comedouros e bebedouros, deixando ficar unicamente os poleiros.
De seguida pulverizo as mesmas assim como as paredes, tectos e chão com SUPONA na porpoção de 3 cc por litro de agua.
Este processo elimina o piolho, moscas, aranhas e como tem uma durabilidade minima de 3 semanas, eliminará os ovos e possiveis larvas que eclodem nos 8/10 dias posteriores quebrando assim o ciclo de vida dos mesmos.
Tenho efectuado este processo ao longo de vários anos sem problemas de toxidade.
Tenho o cuidado de colocar as aves quando os viveiros estiverem secos, sendo a secagem rápida.
Ao efectuar este processo tomo alguns cuidados , nomeadamente no arejamento das instalações(ligação da ventilação artificial, janelas abertas) durante a aplicação e secagem. No fim alerto que fica um cheiro do produto durante alguns dias no viveiro, mas sem problemas.
Durante a aplicação uso luvas, pois podem cair algumas gotas do produto nas mãos, o que não é aconselhavel.
Este processo tambem é efectuado por Colegas sem problemas.
Antes, já apliquei uma gota em estado puro de IVOMEC no pescoço das aves. Se as aves tivessem piolho, o mesmo se esconderia nas gaiolas, paredes, tectos, etc, o que com a pulverização acima descrita os eliminará.
Um outro cuidado que tenho, é "tratar" os ninhos e materiais para os mesmos. Com antecedência coloco os mesmos num saco e pulverizo-os com ACARIASMA(Pó com carbaril a 5%). Não faz mal nenhum o acariasma no ninho.
A SUPONA adquiro-a num establecimento de Apicultura.
Aproveito do que restar do preparado de SUPONA para pulverizar as instalações dos Cães.
Espero ter sido util.

2 comentários:

  1. Grande post!

    Foi-me muito útil.

    Obrigado Mestre! :-)

    Com amizade,

    Armando moreira

    ResponderEliminar
  2. Sr. Cunha parabéns, pelas suas dicas as mesmas de muita utilidade, para criadores menos informados como eu, é sempre bom haver alguém como o sr. desposto a ajudar os menos experientes, a ornitologia portuguesa precisa de pessoas como o sr.
    Quanto a mim sou um modesto criador de canários de cor desde 2007, neste momento crio com 40 casais, 5 raças das quais com óptimos resultados a nível Nacional e Regionais, com isto gostaria de adicionar como amigo.

    Um abraço amigo e boa criação.

    Mário Domingues

    ResponderEliminar