sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

FALTA DE HUMIDADE

Como o ano vai seco e frio, os Colegas com a necessidade de climatizar o ambiente para não baixarem a niveis criticos de temperatura os que já estão em crição, o que não é o meu caso, tem o problema de ao aquecer o ambiente baixar mais ainda a humidade e a mesma causar problema na eclosão dos ovos.


Como sou um criador de iniciar mais tarde (ainda nem sequer acasalei e tendo ainda machos em voadeira), tambem tenho o problema de criar durante o tempo mais quente e ter o falta de humidade, que colmato com banho á disposição durante o choco. Quando as femeas não tomam banho ao 12º dia faço um "banho" aos ovos, que consiste em aquecer agua á temperatura de 40º/42º e colocar os ovos na mesma durante alguns segundos. Este "banho" vai "amolecer" a casca e favorecer a eclosão.


Este acto tambem pode ser efectuado com outra finalidade, que é a de verificar o estado do embrião. Por vezes as aves ainda não eclodiram aos 15 dias ou mais de choco e ao fazer este teste verificamos se os embriões estão mortos ou vivos, pois os que estão vivos os ovos "bailam" na agua, sinal de vida. Por vezes durante o tempo mais frio o choco dura mais 1 dia ou mais. Já me aconteceu de fazer o teste aos 15 dias e dar sinal de vida e as crias nascerem 1 ou 2 dias depois.
Espero ter sido util.

1 comentário:

  1. Olá amigo Cunha.

    Qualquer que seja a informação vinda do meu amigo, é sempre util!!

    Um abraço e boas criações.

    ResponderEliminar