terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ÉPOCA de PREPARAÇÃO

Está a começar para mim uma nova época, visto que as minhas condições não dão para poder começar a criação antes de finais de Fevereiro/ meados de Março, devido à localização do meu viveiro, óptimo na Primavera e Verão e mau nos tempos frios como no Outono e Inverno.
Este ano consegui mandar fazer uma análise ás fezes dos meus reprodutores e ás novas aquisições. Este acto tornou-se mais facilitado por haver uma Clínica Veterinária em Braga que está especializada em aves e em exóticos.
Acho de extrema importância uma análise ás nossas aves, antes de dar medicamentos "preventivos". Se as aves não acusarem qualquer "problema", porquê dar medicamentos que só vão prejudicar a saúde das aves, nomeadamente a nível de flora intestinal e ás nossas finanças.
Aproveito para lamentar a falta de comercialização da vacina contra a varíola por uma empresa de distribuição credível, visto que estas tem que estar em sistema de frio. Se houver, as minhas desculpas à, às mesmas e gostaria de saber qual, quais. Podia esta, podiam estas, aproveitar o sistema de distribuição às Clínicas Veterinárias que existem para comercializar a mesma, visto que estas tem um controle sobre as mesmas como para os cães , por exemplo. Basta estas estarem fora do circuito de frio durante um certo período de tempo, para se tornarem nulas.

Fiquei deveras surpreendido com os resultados e em especial no que respeita ás MEGABACTÉRIAS, pois deu negativo assim como;

Exame Directo:
A amostra é negativa para o despiste de oocistos (Coccídeas), ténias, nemátodes e tremátodes
Exame de Flutuação:
A amostra é negativa para o despiste de oocistos (Coccídeas) e ovos de nemátodes.
Coloração de Gram:
A amostra é negativa para o despiste de Megabactérias.
(Exames efectuados na Clínica Exótico em Braga)

Atrevo-me a suspeitar que os responsáveis pela "eliminação" das Megabactérias é o produto
HEXA-PLUS na dose de 2cc por litro de água. e um outro que adiciono á papa que é o ORNICUMA Q na razão de 4 gr por quilo de papa, produto este natural da marca GeaVet que adquiri em Itália no ano passado e perante um estudo apresentado por esta empresa. Pensei que um produto na água que ajudaria a manter a água com uma certa acidez para o não desenvolvimento das Megabactérias e Fungos e cria um ambiente desfavorável ao crescimento e desenvolvimento de Bactérias (nomeadamente Salmonela e Coliformes).O ORNICUMA Q na papa seria um produto que também está direccionado em estimular o desenvolvimento intestinal e combate aos fungos e por inerência as Megabactérias. (Ver no site http://www.geavet.com/ESP/pdf/Ficha%20Orni%20Q.pdf )

Irei fazer uma desparitização para descargo de "consciência" com o Vetverm plus, pois prefiro usar os medicamentos/vitaminas dos mesmos Laboratórios se houver essa possibilidade.

Esta época vou efectuar umas "alterações" radicais a desenvolver no próximo artigo.





2 comentários:

  1. Boa sorte para mais uma etapa amigo Cunha.

    Bom ano de 2012, com saúde, paz e sucesso ornitológico.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. ola amigo cunha boa sorte e um forte abraço

    http://avesdocostaacores.blogspot.com/

    ResponderEliminar