terça-feira, 19 de outubro de 2010

PREPARAÇÃO PARA AS EXPOSIÇÕES

Esta fotografia mostra um dos meus passos para a preparação dos meus canários para as Exposições. ESTE PROCESSO É EFECTUADO 30 DIAS ANTES DA EXPOSIÇÃO. Coloco numa voadeira destinada para o efeito, uma gaiola de exposição com um gancho de suporte á mesma e um parafuso na parte inferior para encaixe no meio das grades para evitar o desvio da mesma.
Na foto ainda não estão colocados os comedouros com a papa e um bebedouro para os "obrigar" a entrar e familiarizarem-se com a gaiola e os poleiros que são ocos na parte inferior o que causa desiquilibrios .Na muda tenho os canários devididos por TIPO em voadeiras por causa das papas e fragilidade das variedades. Antes de os colocar numas voadeiras de 1.20mt que tenho para o efeito faço uma revista ao estado da plumagem a ver o estado da mesma. Caso seja necessário arranco penas que não estejam pigmentadas e seja necessário estarem. Desde o arrancar das penas até as mesmas atingirem o tamanho normal ocorrem +- 30 dias desde que tenham uma boa alimentação e essencialmente um complexo vitaminico para a muda. Temos que ter em atenção que as remiges e retrizes dos lipócromos e melánicos mosaicos vermelhos não podem ter este procedimento, pois no caso de estarmos a dar o respectivo pigmento as mesmas nasceriam pigmentadas e como tal seriam penalizadas na rubrica respectiva.Nesta altura começo a ter mais atenção ao banho e ás "guerrinhas". Passo tambem a dar um produto que é o PREFORM que tem a propriedade de dar um brilho á plumagem e por conseguinte um bom aspecto.
Nos dias anteriores à entrega das aves coloco as aves nas gaiolas de exposição para melhor se habituarem ás mesmas.
No dia anterior e caso seja necessário lavo a cauda e as asas com um pincel da barba embebido em agua com champô e efectuo uma nova revista ás remiges e retrizes. Perdoem-me os meus Colegas Juizes mas caso tenha alguma remige/retriz partida retiro-a, pois por vezes é imperceptível a sua falta. Tambem é necessário nos lipócromos efectuar uma visita minuciosa á plumagem para detectar alguma mancha melánica e caso exista e não seja muito extensa permite uma operação de "cosmética" assim como aos melánicos ás manchas lipócromicas.Não podemos esqueçer os bicos e patas dos lipócromos quanto ás manchas melanicas.
No dia de engaiolamento para a exposição dou uma pulverização de agua com champô para abrilhantar as penas. ( Vou ver se este ano tenho tempo para tudo !!!! )
Se concorrermos com aves lipócromicas e as gaiolas não sendo nossas, não perdemos nada em dar com um toalhete de limpeza nas gaiolas por causa do pó e na mola por causa da ferrugem.

2 comentários:

  1. Obrigado pela partilha amigo Cunha.. É sempre bom termos dicas de quem melhor conhece este hobby.. Grande abraço,

    Nuno Carvalho

    ResponderEliminar
  2. olá amigo Cunha,
    Muito boa esta partilha de informação. Todos os promenores são tidos em conta.

    Um forte abraço

    ResponderEliminar