quinta-feira, 22 de julho de 2010

PAPAS

Em conformidade com anos anteriores uso as Papas da PINETA, nomeadamente a húmida EDEN e a seca ELISIR durante todo o ano, alterando as proporções das mesmas conforme a época, abrindo uma excepção para a muda das aves jovens sendo a BLANCO ESPANHOL a eleita.

Prefiro usar só uma marca para que os produtos usados para a sua manufacturação e conservação sejam compatíveis.

Na criação e muda de reprodutores uso a proporção de 80% EDEN e 20% ELISIR.

NÃO USO SEMENTES GERMINADAS.

Na criação tenho papas para os primeiros 10 dias onde acrescento o antibiótico SLIMFLYPLUS da Ibercare na proporção de 6 Grs por Quilo,
que ajuda a combater qualquer "problema" próprio dos primeiros dias de vida das crias.

Na restante época de criação acrescento um complemento mineral/cálcio que é o PREFORM, 10gr/Klo, o vitamínico PRIME 20gr/Klo, o proteico que é o PROBIOTICO TOTAL B 8gr/Klo e spirulina 5 gr/Klo assim como fermentos. Acrescento um produto que é o FITOBIOL 2.5 gr/Klo que torna a papa mais apetecivel e disfarça o sabor amargo da Spirulina.
Nos canários que necessitam de oxidação acrescento o BLACK MAGIC e nestes já não dou a Spirulina pois este produto já o tem na sua composição, não deixando de dar o FITOBIOL.

Por vezes no fim da criação, algumas fêmeas começam a ter problemas nos ovos, pequenos e com a casca mais fina. Nestas fêmeas ponho um pequeno comedouro com cálcio em pó á disposição.

Como já referi não uso germinado e dou esta papa à descrição, não esquecendo o osso de choco assim como a grite.

Nota- O Prime depois de aberto deve estar no frigorifico e deve ser preparado diáriamente, pois corre o risco de as vitaminas oxidarem em contacto com o ar

3 comentários:

  1. Antes de mais parabéns pelo blog e pelos seus artigos que são muito interessantes. Tal como o Senhor eu também não forneço sementes germinadas e fiquei curioso com os complementos que fornece na papa. Poderá referir os nomes dos produtos e a dosagem por kg de papa?

    Os melhores cumprimentos e espero a publicação de novos artigos!

    ResponderEliminar
  2. Boas Colega
    Peço desculpa por só hoje ter reparado no seu comentário.
    Dentro de dias faço una "nova versão" do artigo assim como a papa da muda.
    Abraço
    Cunha

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Sr. Cunha! Antes de mais agradeço a sua atenção e disponibilidade. Vou continuar a consultar o seu blog aguardando novidades.

    Um abraço

    José Santos (www.canariljosesantos.blogspot.com)

    ResponderEliminar