quarta-feira, 28 de abril de 2010

MEGABACTÉRIAS



Tive um problema que quero partilhar com os Colegas e não tenho duvidas em partilhá-lo ao contrário de alguns que preferem esconder. Os Colegas lembram-se que à cerca de 3 anos os custos das sementes subiram muito devido ao aumento de combustivel. Compro sempre as sementes num Estabelecimento que tem excelente arejamento, seco e tem grande rotatividade de stock e não vende produtos quimicos de qualquer especie. Como era a època de Pascoa e sou Comerciante textil fui comprar mistura à ultima da hora, situação rara pois tenho sempre um saco pelo menos de stock para evitar situações destas.A mesma tinha esgotado pois um individuo adquiriu a existente para aproveitar o preço antigo. Fuí obrigado a ir a outro estabelecimento pois nesta altura existem feriados e as entregas sofrem um atrazo. Ao abrir o saco a mistura tinha um cheiro a mofo. Com a minha "ignorancia" coloquei as mesmas ao sol espalhadas num pano para as arejar.

Pior a "emenda que o soneto". O calor só fez acelarar o desenvolvimento de fungos, dito MEGABACTÉRIAS. Se até esta altura estava tudo a correr normalmente, a partir desta mesma a mortalidade das crias passou a ser enorme, pois tinha cerca de 130 crias e até ao fim da època tirei cerca de 20 exemplares mais ( Numa previsão de anos antriores de +- 300), pois as mesmas morriam nos primeiros dias de vida.

Tratamentos da "praxe" e só veio piorar a situação.

Fim da muda e envio amostras destas crias que entretanto iam morrendo a um Veterinário. Diagnóstico efectuado onde foram detectadas MEGABACTÉRIAS. Tratamento efectuado a preceito e na minha deslocação a Italia falo com os meus Colegas e Amigos e constato que o problema è generalizado. Solicito o tratamento deles por mera precaução e como não não tinha contra indicações visto que o medicamento utilizado era o mesmo só diferenciando o modo de utilização e faço-o. Tambem fui informado que esta mesma doença vem da Fauna Selvagem. Mesmo não tendo Fauna selvagem poderiam as aves ter esta doença, mas os anti-corpos das aves suportam. O problema foi activado com uma nova "dose" que aì sim despertou todo o problema.Na epoca seguinte, melhoras sim, mas ainda não as pretendidas. Resolvo contactar outro Veterinário e quando lhe faço o resumo da situação e lhe faço constar o problema, o mesmo me disse que AS MEGABACTÉRIAS ERAM MAIS UMA MODA QUE UM PROBLEMA. Penso eu com os meus botões e com o maior respeito, "só me faltava este". Nova análize e confirmou as megabactérias. Prescreveu-me um tratamento que eu fiz a preceito e ao fim de 4 dias as melhoras eram por demais EVIDENTES.

O tratamento foi 10 dias de HEXAPLUS, produto do laboratorio Ibercare na quantidade de 7.5cc por litro de agua. Acontece que este produto tem um sabor amargo e as aves bebem mal, sendo necessário misturar 1 colher de sopa de mel por 2 litros de agua para atenuar o sabor. Repito este mesmo "tratamento" uma vez por semana e nos restantes dias dou 2cc por litro de agua (sem mel ) que impede a deteriorização da agua assim como previne o desenvolvimento de fungos ( Candida Albicans, Megabactérias, etc) e è desfavoravel ao desenvolvimento de Bacterias nomeadamente as Salmonelas e Coliformes e è compativel com as vitaminas e antibióticos em geral.

Este ano a època está a correr bem e penso que se deve a este "tratamento" assim como ter efectuado a AUTO VACINA.

Tambem noto que em relação a anos anteriores as aves que tinham problemas de figado dilatado estas mesmas recupereram muito. Outra constatação que efectuo è que os ovos aparecem bem formados sem "rugas" ou "porosas" e "manchados".

SÓ AGORA COLOCO ESTE "POST" em virtude de poder confirmar o acima descrito.
Unico,
Este produto conserva a agua 4 dias, o que se torna desnecessaria a sua troca diaria.








1 comentário: