terça-feira, 9 de abril de 2013

ÉPOCA 2013

Como é de conhecimento de alguns, este ano efectuei algumas alterações de fundo.

ALIMENTAÇÃO BASE

Na alimentação base troquei a alimentação principal da NUTRIBIRD pela LEGAZIM.
Esta substituição ficou a dever-se a um problema, penso que será de fabrico por parte da VERSELE-LAGA.
Como adquiria este em caixas de 20 quilos (5x4),  quando o adquiria novamente, o lote já  não era o mesmo, sendo por vezes diferente em tamanho (volume do extrusionado)  e em tonalidade de  cor. Aqui residia o problema, pois quando era mais claro verifiquei que era mais mole em relação que vinha mais escuro. Esta situação também se me deparava quando mudava do C-15 para o C-19 e vice-versa. Nestas mudanças o desperdício era enorme, pois as aves demoravam a habituar-se.
Acho que ao ter só uma cor, não é relevante, pois as aves desperdiçavam de todas as cores. Só tive um macho que me desperdiçava as "avermelhadas", comendo as restantes sem problemas.
Nos primeiros tempos a Versele Laga Portuguesa fez-me a troca, mas na minha ultima chamada de atenção não a fizeram.
Como alguns Colegas já o usavam, resolvi experimentar em algumas aves e como o resultado foi bom fiz a mudança total para o Legazim. 
Tive uma situação que me agradou imenso, que foi a rápida mudança sem sensíveis desperdícios, assim como a rápida adaptação das aves adquiridas. Basta um comedouro com 50% de alpista e 50% de Legazim e outro só com Legazim. Chega uma semana para a transição.
Como já o uso desde Janeiro e de todas as vezes que o adquiri, não detectei qualquer diferença no mesmo que causa-se desperdício digno de nota, mesmo quando dava sementes, Nutribird, também havia desperdício.
Não à regra sem excepção, pois tinha um macho que me desperdiçava imenso, mas ao acasalá-lo esta situação colmatou, por vezes os machos com o cio tem estas e outras taras.
Na embalagem, existe uma diferença, o granulado vem agora dentro de um saco de plástico que o protege, visto que o saco de papel exterior como vinha anteriormente não dava dava garantias de conservação, essencialmente em relação à humidade.
Este é mais dispendioso que o Nutribird, mas também constatei que o consumo é menor assim como o desperdício, o que não varia muito o preço final.
Este tem de proteína bruta 18%, portanto um valor intermédio superior, o que na altura da criação e muda temos que compensar.
Este ano, voltei ao germinado na papa. Existe sempre o problema de fungos, e para prevenir deito na agua onde ponho as sementes a germinar, um anti fungos, no meu caso  FUNGISTOP, mesmo tendo feito um "tratamento" de 21 dias com Fungizone, a 2 ml por litro. Não esquecer que a AMPHOTÉRICINA é muito forte, atacando essencialmente o fígado. Não deixo de dar diariamente o HEXA PLUS na agua, mudando-a  de 4 em 4 dias e usando a dose actualmente de 3 ml por litro.
A papa que estou a usar com o germinado também é da Legazim, (de preferência gosto que sejam da mesma proveniência)  pois como papa seca tem 20,5 de Proteína Bruta, o que é bom. Acrescento levedura de cerveja, alho em pó e  Orégão.
Quando as crias nascem tenho um comedouro com sementes de perilha que mantenho enquanto as crias estão com os Pais.
Tenho também um comedouro com papa húmida da mesma marca, onde adiciono os oxidantes nas raças onde é necessário, assim como vitaminas, pois as fêmeas estão habituadas a esta papa durante o ano.
Não esquecer um comedouro com grite à disposição.
Na "palitada" continuo com a A-19 Veresele-Laga, com 1 gr de Slimfly por cada 100 gr de papa.