sábado, 25 de fevereiro de 2012

ÉPOCA DE 2012

Conforme prometido, aqui vai...

ALIMENTAÇÃO
Tem havido uma vaga de fundo, que é a substituição da mistura de sementes por ração extrusada.
No principio tive alguma reticencia na mudança, mas após várias consultas e de muito pensar optei por ração extrusada sem retirar na totalidade as sementes, continuando a dar alpista em comedouros separados. Com este acto não perdem as aves o costume das sementes e no fim da criação as aves para exposição e cedência não irão ter problemas, "velhos hábitos"... .
Comecei a pôr à descrição dos Reprodutores e das aves adquiridas . As restantes aves que ainda tenho para ceder mantém a habitual mistura.
Após consultas e pelo que tive conhecimento optei pelo NUTRIBIRD da Versele-Laga.
Optei por várias razões, sendo a mais importante para mim a razão de ter 2 variedades e as mesmas conterem FLORASTIMUL, que ajuda a "suportar" a flora intestinal e distúrbios intestinais.
Manutenção - C 15 - Proteína 15% - Manutenção
Manutenção - C 19 - Proteína 19% - Criação e Muda
Tive mais outras razões que é o preço, que é significamente mais económica comprando em cx de 20 Quilos e não esquecendo o acondicionamento em saco de alumínio em atmosfera protegida, o que protege de humidades e cheiros químicos.
Após uns dias (+-15dias) passei a dar só o C-15 e actualmente o C-19 e já não dou sementes ás aves que tenho seleccionadas para minha criação. Li algures que se o extrusionado for bom, as sementes podem causar distúrbios intestinais em virtude de "descalibrar" a alimentação.
Também Colegas que usam o mesmo tipo de alimentação, não tiveram qualquer problema em preparar as aves para concurso, pois o instinto natural das aves ao verem as sementes facilmente se adaptam ás mesmas.
Notei no principio um desperdício para que já tinha sido alertado por Colegas Nacionais e Estrangeiros, independentemente da marca pois este "problema" acontece com Criadores que utilizam marcas diferentes.
Tive que mudar os meus comedouros, pois quando damos sementes, os mesmos devem ser o mais escuros (fechados), para que a ave penique a semente e coma fora do mesmo, tendo assim a vantagem de as cascas caírem fora do mesmo, mas no caso do extrusionado prefiro os comedouros transparentes para que as aves comam dentro do mesmo e haver menos desperdício e não devemos encher os mesmos.
Notei que algumas (muito poucas) aves tinham/tem um desperdício que as outras não tinham. Após analise mais cuidada verifiquei que uma das remessas que tinha adquirido, o extrusionado era maior que o já adquirido. Contactei a Verselaga e logo se disponibilizaram para a troca o que aconteceu em 24 horas (aprecio firmas com este cuidado, dão-nos garantias se houver problemas). Por incrível que pareça tenho um canário que actualmente é o único que me desperdiça um pouco. Tive o cuidado de observar o mesmo e verifiquei que o mesmo não come como os demais, notei que com o extrusionado na boca por vezes o deixa cair e julgo que será por ser uma ave de 2008 e estar habituada a descascar as sementes, o que não é agora necessário.
Também reparei que o extrusionado recusado era de várias cores, portanto sendo o mesmo de cores diversas não é o problema, julgo eu que o hábito ás mesmas irá colmatar o problema.

PAPAS
Devido ao alto valor monetário que as papas aparecem no mercado e em comparação com o preço praticado em outros Países, duma situação tenho a certeza, não é só culpa da diferença da taxa do IVA, mas também julgo eu dos Importadores, pois em certas marcas a diferença do nosso Pais para outros é relativamente pequena, ao passo que outras passa-se o contrário, grandes diferenças, apesar de alguns Países também importarem de outros a papa e nesses Países os ordenados são mais elevados, dá para entender...
Este ano e com o estou a dar uma alimentação base mais rica, vou dar uma papa mais "em conta" sem menosprezar a qualidade e após várias consultas e testes escolhi a BIANCOPAST da CANARY como papa húmida com 15% de Proteína Bruta e a seca a PLUME com 21%. Tenho estas papas a bom preço e faço a mistura na proporção de 70% húmida com 30% seca. A BIANCOPASTé uma papa húmida que para pôr á descrição acho-a demais e como tal compenso com uma seca Tenho dois cuidados que são o de ralar a papa seca, pois esta vem mais grossa e para ficar igual á humida o de fazer a mistura com uns dias de antecedência para a gordura da húmida passar para a seca e ficar mais homogénea.
Um outro item é a da BIANCOPAST ser uma boa papa para a muda, pois tem a característica de ser húmida o suficiente e de ter uma textura para adicionar o corante e ser bem aceite pelas aves e também por nós Criadores pelo seu cheiro embora as aves não o tenham muito apurado.
VITAMINAS e AFINS
Continuo a dar com a água o HEXA-PLUS, e na papa com estou na fase final da preparação além do ORNICUNA Q estou a disponibilizar uma vitamina E concentrada, pois fica mais económica que é a MEGAVIT E 50% que fica mais económica que a de 10%.
Acrescento um fermento e umas "ervas" que é o FITOBIOL da Pineta.
Quando nascerem vou continuar a dar nos primeiros 7 dias o SLINFLY PLUS para prevenir os problemas habituais e vou continuar o que tenho feito nas épocas anteriores.


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

FALTA DE HUMIDADE

Como o ano vai seco e frio, os Colegas com a necessidade de climatizar o ambiente para não baixarem a niveis criticos de temperatura os que já estão em crição, o que não é o meu caso, tem o problema de ao aquecer o ambiente baixar mais ainda a humidade e a mesma causar problema na eclosão dos ovos.


Como sou um criador de iniciar mais tarde (ainda nem sequer acasalei e tendo ainda machos em voadeira), tambem tenho o problema de criar durante o tempo mais quente e ter o falta de humidade, que colmato com banho á disposição durante o choco. Quando as femeas não tomam banho ao 12º dia faço um "banho" aos ovos, que consiste em aquecer agua á temperatura de 40º/42º e colocar os ovos na mesma durante alguns segundos. Este "banho" vai "amolecer" a casca e favorecer a eclosão.


Este acto tambem pode ser efectuado com outra finalidade, que é a de verificar o estado do embrião. Por vezes as aves ainda não eclodiram aos 15 dias ou mais de choco e ao fazer este teste verificamos se os embriões estão mortos ou vivos, pois os que estão vivos os ovos "bailam" na agua, sinal de vida. Por vezes durante o tempo mais frio o choco dura mais 1 dia ou mais. Já me aconteceu de fazer o teste aos 15 dias e dar sinal de vida e as crias nascerem 1 ou 2 dias depois.
Espero ter sido util.