terça-feira, 19 de outubro de 2010

PREPARAÇÃO PARA AS EXPOSIÇÕES

Esta fotografia mostra um dos meus passos para a preparação dos meus canários para as Exposições. ESTE PROCESSO É EFECTUADO 30 DIAS ANTES DA EXPOSIÇÃO. Coloco numa voadeira destinada para o efeito, uma gaiola de exposição com um gancho de suporte á mesma e um parafuso na parte inferior para encaixe no meio das grades para evitar o desvio da mesma.
Na foto ainda não estão colocados os comedouros com a papa e um bebedouro para os "obrigar" a entrar e familiarizarem-se com a gaiola e os poleiros que são ocos na parte inferior o que causa desiquilibrios .Na muda tenho os canários devididos por TIPO em voadeiras por causa das papas e fragilidade das variedades. Antes de os colocar numas voadeiras de 1.20mt que tenho para o efeito faço uma revista ao estado da plumagem a ver o estado da mesma. Caso seja necessário arranco penas que não estejam pigmentadas e seja necessário estarem. Desde o arrancar das penas até as mesmas atingirem o tamanho normal ocorrem +- 30 dias desde que tenham uma boa alimentação e essencialmente um complexo vitaminico para a muda. Temos que ter em atenção que as remiges e retrizes dos lipócromos e melánicos mosaicos vermelhos não podem ter este procedimento, pois no caso de estarmos a dar o respectivo pigmento as mesmas nasceriam pigmentadas e como tal seriam penalizadas na rubrica respectiva.Nesta altura começo a ter mais atenção ao banho e ás "guerrinhas". Passo tambem a dar um produto que é o PREFORM que tem a propriedade de dar um brilho á plumagem e por conseguinte um bom aspecto.
Nos dias anteriores à entrega das aves coloco as aves nas gaiolas de exposição para melhor se habituarem ás mesmas.
No dia anterior e caso seja necessário lavo a cauda e as asas com um pincel da barba embebido em agua com champô e efectuo uma nova revista ás remiges e retrizes. Perdoem-me os meus Colegas Juizes mas caso tenha alguma remige/retriz partida retiro-a, pois por vezes é imperceptível a sua falta. Tambem é necessário nos lipócromos efectuar uma visita minuciosa á plumagem para detectar alguma mancha melánica e caso exista e não seja muito extensa permite uma operação de "cosmética" assim como aos melánicos ás manchas lipócromicas.Não podemos esqueçer os bicos e patas dos lipócromos quanto ás manchas melanicas.
No dia de engaiolamento para a exposição dou uma pulverização de agua com champô para abrilhantar as penas. ( Vou ver se este ano tenho tempo para tudo !!!! )
Se concorrermos com aves lipócromicas e as gaiolas não sendo nossas, não perdemos nada em dar com um toalhete de limpeza nas gaiolas por causa do pó e na mola por causa da ferrugem.