quarta-feira, 28 de abril de 2010

MEGABACTÉRIAS



Tive um problema que quero partilhar com os Colegas e não tenho duvidas em partilhá-lo ao contrário de alguns que preferem esconder. Os Colegas lembram-se que à cerca de 3 anos os custos das sementes subiram muito devido ao aumento de combustivel. Compro sempre as sementes num Estabelecimento que tem excelente arejamento, seco e tem grande rotatividade de stock e não vende produtos quimicos de qualquer especie. Como era a època de Pascoa e sou Comerciante textil fui comprar mistura à ultima da hora, situação rara pois tenho sempre um saco pelo menos de stock para evitar situações destas.A mesma tinha esgotado pois um individuo adquiriu a existente para aproveitar o preço antigo. Fuí obrigado a ir a outro estabelecimento pois nesta altura existem feriados e as entregas sofrem um atrazo. Ao abrir o saco a mistura tinha um cheiro a mofo. Com a minha "ignorancia" coloquei as mesmas ao sol espalhadas num pano para as arejar.

Pior a "emenda que o soneto". O calor só fez acelarar o desenvolvimento de fungos, dito MEGABACTÉRIAS. Se até esta altura estava tudo a correr normalmente, a partir desta mesma a mortalidade das crias passou a ser enorme, pois tinha cerca de 130 crias e até ao fim da època tirei cerca de 20 exemplares mais ( Numa previsão de anos antriores de +- 300), pois as mesmas morriam nos primeiros dias de vida.

Tratamentos da "praxe" e só veio piorar a situação.

Fim da muda e envio amostras destas crias que entretanto iam morrendo a um Veterinário. Diagnóstico efectuado onde foram detectadas MEGABACTÉRIAS. Tratamento efectuado a preceito e na minha deslocação a Italia falo com os meus Colegas e Amigos e constato que o problema è generalizado. Solicito o tratamento deles por mera precaução e como não não tinha contra indicações visto que o medicamento utilizado era o mesmo só diferenciando o modo de utilização e faço-o. Tambem fui informado que esta mesma doença vem da Fauna Selvagem. Mesmo não tendo Fauna selvagem poderiam as aves ter esta doença, mas os anti-corpos das aves suportam. O problema foi activado com uma nova "dose" que aì sim despertou todo o problema.Na epoca seguinte, melhoras sim, mas ainda não as pretendidas. Resolvo contactar outro Veterinário e quando lhe faço o resumo da situação e lhe faço constar o problema, o mesmo me disse que AS MEGABACTÉRIAS ERAM MAIS UMA MODA QUE UM PROBLEMA. Penso eu com os meus botões e com o maior respeito, "só me faltava este". Nova análize e confirmou as megabactérias. Prescreveu-me um tratamento que eu fiz a preceito e ao fim de 4 dias as melhoras eram por demais EVIDENTES.

O tratamento foi 10 dias de HEXAPLUS, produto do laboratorio Ibercare na quantidade de 7.5cc por litro de agua. Acontece que este produto tem um sabor amargo e as aves bebem mal, sendo necessário misturar 1 colher de sopa de mel por 2 litros de agua para atenuar o sabor. Repito este mesmo "tratamento" uma vez por semana e nos restantes dias dou 2cc por litro de agua (sem mel ) que impede a deteriorização da agua assim como previne o desenvolvimento de fungos ( Candida Albicans, Megabactérias, etc) e è desfavoravel ao desenvolvimento de Bacterias nomeadamente as Salmonelas e Coliformes e è compativel com as vitaminas e antibióticos em geral.

Este ano a època está a correr bem e penso que se deve a este "tratamento" assim como ter efectuado a AUTO VACINA.

Tambem noto que em relação a anos anteriores as aves que tinham problemas de figado dilatado estas mesmas recupereram muito. Outra constatação que efectuo è que os ovos aparecem bem formados sem "rugas" ou "porosas" e "manchados".

SÓ AGORA COLOCO ESTE "POST" em virtude de poder confirmar o acima descrito.
Unico,
Este produto conserva a agua 4 dias, o que se torna desnecessaria a sua troca diaria.








terça-feira, 13 de abril de 2010

VOADEIRAS



VOADEIRAS

No meu canaril tenho uma pequena sala independente da sala de criação onde tenho 2 baterias de viveiros, sendo cada uma composta por 4 viveiros onde cada uma tem capacidade +- de 5o exemplares. Tem fundos altos e com grade que permitem uma limpeza quase mensal. Tem comedouros exteriores tendo os mesmos uma autonomia no minimo semanal.

Nesta sala tem tambem umas baterias de gaiolas que dá para separar aves para exposição ou para acasalar algumas femeãs que tenham sobrado após os acasalamentos e para fazer alguns trabalhinhos. Mesmo assim tenho femeãs a mais, que por vezes nem criam por falta de viveiros livres ou para ceder a algum "azarento".
NUNCA NOS PODEMOS ESQUEÇER DUMA REGRA QUE È PEDRA BASILAR « 1 CASAL POR METRO CUBICO »

segunda-feira, 12 de abril de 2010

CANARIL

VIVEIRO
Nesta foto apresento uma parte do meu Canaril.
As minhas gaiolas tem 1 mt de frente e dão para 2 casais. As mesmas gaiolas dáo para colocar uma divisão para separar as crias dos progenitores quando fôr necessário. Tem um comedouro que se tiver só um macho dá para 15 dias no minimo e quando está um casal dá sempre para uma semana, um comedouro plástico exterior onde coloco a grite, osso do choco e um pequeno comedouro para a papa.Dá tambem para reparar que em cada coluna e cada divisão tem bebedouros de côr diferente, sendo colocados por uma ordem para EVITAR A TROCA, pois assim nunca são trocados de gaiola. Caso um casal desenvolva um "problema" este nunca passa a outro casal. Tenho uns fundos falsos que coloco dentro do tabuleiro assim como grades suplentes. Limpo cada coluna por dia e demoro +- 10 minutos a limpeza das 10 gaiolas. As grades e os fundos ficam a amolecer em agua e no fim è só passar um esfregão.